Método SMART: Uma meta sem um plano, é só um desejo

Criar Metas pode parecer uma tarefa um tanto quanto simples: sonhamos com algo, desejamos e pronto! Porém, tornar essas metas em realidade requer um pouco mais de cuidado e planejamento.

Smart é uma ferramenta criada por Peter Drucker que auxilia na hora da definição de Metas, sejam elas pessoais ou profissionais. Smart é uma acrônimo coma as iniciais das palavras: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based.

O método SMART, ajuda você a planejar, motivar-se e concretizar suas Metas de uma maneira fácil e intuitiva utilizando as melhores práticas pra planejar e gerenciar metas pessoais, profissionais e empresariais.

Veja como funciona:

S”  Vem do termo Específico: Uma ação ou comportamento observável tem de poder ser descrito, ligado a uma taxa, número, porcentagem ou frequência. Por exemplo, aumentar as vendas em 20%.

M” Vem de Mensurável: De modo geral, é o que se pode medir por meio de um sistema ou método. No exemplo mencionado acima, pode-se medir o crescimento de vendas por meio do resultado do faturamento.

 “A” Vem de Alcançável: Se a meta for difícil demais em relação a capacidade da empresa, os funcionários nem “dão a partida”.

R” Vem de Relevante: O objetivo tem que ser tão relevante para a empresa e seus indivíduos para conseguir lhes injetar ânimo para lutar por ele. Aqui, relevante também é sinônimo de “desafiador”.

T” Vem de Tempo: É imprescindível sugerir o estabelecimento de uma data (dia, mês e ano) para o objetivo ser totalmente alcançado. Além disso, é aconselhável dividi-lo em várias metas, cada qual com sua data.

Não perca mais tempo, procure o que te motiva sempre e use isso para se tornar cada vez mais forte.

Sucesso!

FONTE: Carlos Alberto Júlio – Você, um grande estrategista

Acesse nosso site e conheça as soluções que preparamos para você!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*