Computação Quântica: possibilidade infinita de processamento e  transmissão de dados

Parte do principio do salto quântico, há muitos anos a ciência vem pesquisando sobre as leis do universo. Imaginávamos que já havíamos descoberto tudo, mas até pouco tempo atrás descobrimos que as leis da física clássica não se aplicam a menores escalas, como as escalas atômicas. Visto que as partículas menores que fazem parte de um átomo, conhecidas como partículas sub atômicas, como o elétron, assumem propriedades específicas como salto quântico.

O salto quântico ainda é um mistério para física, pois basicamente se movem para órbitas diferentes do átomo em velocidade de forma instantânea, ou seja, eles estão em uma órbita específica e quando perdem energia se movem para órbitas menores, emitem luz, e quando ganham energia,  saltam para órbitas maiores do átomo, através do salto quântico. Uma propriedade aparentemente muito estranha para nós, acostumados com as leis da física clássica.

O mais estranho aos nossos olhos são as propriedades dos elétrons onde não podemos prever, onde realmente estão localizados no espaço – tempo. Podemos apenas prever onde eles vão estar através de cálculos de probabilidades, possibilitando que um elétron esteja em dois lugares ao mesmo tempo, como a teoria “Princípio da Incerteza” de Heisenberg, o que abre a possibilidade de se criar um computador quântico, que já foi desenvolvido, podendo processar duas informações ou mais em seu núcleo ao mesmo tempo, tornando o processamento de informações do processo extremamente veloz, muito diferente da tecnologia mais usada hoje em dia, onde um processador processa apenas uma informação por vez em seu núcleo.

O salto quântico abre as portas para um novo meio de comunicação através de entrelaçamento quântico, que são partículas entrelaçadas umas nas outras com tempo de comunicação 0  entre ambas. Por exemplo,  quando uma partícula entrelaçada A estiver na terra e outra partícula entrelaçada, chamada de partícula B, estiver na Lua, elas poderão se comunicar instantaneamente e transmitir informações sem cabos ou sinas de rádio, possibilitando o envio de informações instantâneas para qualquer lugar do universo, mais conhecido como tele transporte quântico.

Já existem muitas pesquisas com resultados positivos e já em testes, tanto do computador quântico, como da internet quântica, o que é uma revolução para nossa tecnologia e o futuro dos nossos computadores.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*