Essa é uma pergunta chave para o sucesso dos negócios atualmente, mas apesar disso, notamos que as empresas, na correria do dia a dia, estão mais preocupadas em resolver somente os seus próprios problemas, deixando os problemas dos clientes de lado.

Seguem 4 dicas para resolvermos os problemas dos nossos clientes:


1) Pós-Vendas, uma forma de se diferenciar da concorrência e fidelizar seus clientes.
Faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes, tenha certeza que vai descobrir coisas incríveis e poderá entregar algo a mais, que atualmente não contempla.


Os clientes geralmente são abandonados após serem conquistados, nosso esforço está sempre em buscar novos clientes, sendo que nossa carteira de cliente é muito rica e podemos aproveitar essas informações, feedbacks, para buscarmos melhorias e fidelizar.
Caso ainda não tenha se convencido dos benefícios do pós-vendas, saiba que é muito mais barato manter ou até buscar indicações dos clientes atuais, do que prospectar novos clientes.


2) Ofereça Conveniência
As empresas acreditam que precisam de muito tempo para entregar um produto ou serviço com qualidade, mas por outro lado, os clientes querem ver suas necessidades atendidas o mais rápido possível, a tendência é essa velocidade aumentar a cada dia. Com isso precisamos aumentar o ritmo, mas sem perder de vista a qualidade na prestação do serviço/produto.


A conveniência envolve tudo o que garante facilidade, comodidade, rapidez e agilidade na hora da compra ou na prestação dos serviços, é bem amplo. Com isso procure sempre facilitar a vida do seu cliente, pois ele vai valorizar muito, além de ser uma forma de se diferenciar da concorrência e consequentemente aumentar a lucratividade.

 

3) Foque no valor, esqueça preço!

Nosso grande desafio é sempre vender valor e não preço. Os clientes estão sempre nos testando com pedidos de descontos, buscando melhores preços e condições de pagamento.


Na verdade, entendo que o cliente está dentro do seu papel e tem que buscar o melhor preço e condição possível ao efetuar uma compra, mas nosso desafio é justamente esse, mostrar o valor daquilo que oferecemos e dentro desse valor o melhor preço, o famoso custo x beneficio.
Devemos demonstrar os benefícios de nossos produtos e serviços e como o cliente pode ganhar com eles. Só assim enxergarão valor no que oferecemos e fugimos de vez da briga do preço baixo.


Não é uma tarefa fácil, mas faz parte do jogo. E tenha certeza que esse desafio sendo vencido, conseguimos fidelizar nossos clientes, pois vão enxergar valor em nossa empresa.


4) Agregue produtos e serviços na sua empresa
Levando em consideração as dicas anteriores, natural que venha em mente as seguintes perguntas: Mas como fazer tudo isso? Tenho que contratar e criar novas competências do zero?


Realmente, para atender melhor, ser mais rápido, conveniente, atender novas necessidades dos clientes; a expansão em outras áreas é fundamental, mas você ou sua empresa não precisa fazer tudo para resolver esse problema.


Basta boas parcerias, agregar produtos e serviços de outras empresas que não são seus concorrentes diretos, mas complementem o seu trabalho. Conseguindo assim atender o cliente na totalidade, pois tenha certeza que se o cliente já confia em você vai preferir adquirir produtos complementares fornecidos por você, deixando todo o ciclo da compra em suas mãos.


Uma forma de agregar mais serviços na sua empresa, que vem se tornando uma prática cada vez mais comum, é através de franquias. Atualmente no mercado temos à disposição muitas marcas, chamadas de micro franquias, que podem nos ajudar a oferecer uma solução completa para nossos clientes.


Hoje vejo escritórios de contabilidade agregando franquias de gestão, empresas de tecnologia que trabalham com hardware agregando franquias de sistemas, indústrias agregando franquias de logísticas, em todos os casos, estão sempre procurando atender melhor o seu cliente, resolvendo o problema por completo e aumentando os lucros.


Lembre-se sempre, o cliente é o bem mais precioso e importante que temos dentro de nossas empresas, é o único com o poder de demitir-nos, por isso temos a obrigação de cuidar muito bem dos nossos clientes.