Administrar e gerir uma empresa requer esforço e dedicação, não de uma ou poucas pessoas, mas de toda uma equipe, cada engrenagem devidamente encaixada e lubrificada, fazendo a roda girar.
Quando os resultados aparecem e tudo segue de maneira tranquila e controlada, essa tarefa é um pouco menos desgastante.
Mas e quando no meio desse processo surge uma crise?

Toda uma estrutura operacional e organizacional que antes funcionava como um relógio começa a desabar.
Inseguranças, incertezas, medos, a concentração já não é mais a mesma, a dedicação começa a desaparecer, empenho, determinação e esperança desaparecem do vocabulário de sua equipe e o caos está instaurado.

Como administrar nesse cenário? Onde encontrar motivação?

Gerir com tudo funcionando requer um bom administrador, gerir em meio uma crise, requer um líder.
Não basta conhecer os processos, não basta dominar todas as técnicas e teorias, é preciso inspirar, encontrar talentos escondidos e fazer com que se destaquem em meio as dificuldades.
As crises podem ter várias origens, elas podem ser econômicas, estruturais, de sucessão, de ostracismo tecnológico, de mercado, enfim, a origem delas é bastante diversificada, mas todas elas compartilham de uma coisa em comum: oportunidade.

Sim, uma crise é uma grande oportunidade, na história do mundo, grandes soluções surgiram de períodos de dificuldades em diversas áreas.
Como dissemos no artigo anterior, sobre zona de conforto, a crise é um motivador a sairmos de nossa zona de conforto, ela nos coloca frente a frente com os problemas e nos diz, a hora é agora, quem vai sobreviver e prosperar?
A crise faz com que trabalhemos melhor e em conjunto num objetivo único, é uma motivação coletiva, e com a liderança e ferramentas certas pode ser um divisor de águas.
Então o que podemos esperar de nossos colaboradores durante uma crise?
Podemos nesse momento separar bem o joio do trigo, observar na equipe quem está pronto e quem não está, quem está engajado e motivado, quem não se deixa abater, quem está disposto a assumir um compromisso.

A única maneira de enfrentar uma tempestade é através dela.
Uma equipe em tempos tranquilos é repleta de acomodados, que fazem de tudo pra passar despercebidos, prolongando as tarefas e criando situações para parecer útil.
Não buscam soluções, não buscam inovações, e muitas vezes mergulham a empresa numa crise justamente pela falta de entusiasmo e engajamento.
As crises não aparecem de repente, são causadas por uma série de acontecimentos sutis, uma falha de gestão, um desentendimento societário, uma equipe desmotivada, e quando menos esperamos tudo vem a ruína, e o que antes era uma organização acaba virando um salve-se quem puder.
Uma situação bastante comum em empresas e que pode desencadear uma crise é a falta de melhorias contínuas. O mercado evoluí e a empresa se recusa a acompanhar, acreditando que o que deu certo a vida toda não necessita de aprimoramento.

Como detectar os sinais sutis de uma crise? Simples, com gestão responsável.

Você pode acompanhar todos os números de sua empresa, indicadores de cada área, que vão lhe dizer com precisão se os tempo vai ser de brisa ou ventania.
A gestão sozinha não pode salvar uma empresa da crise, mas pode sim indicar caminhos pra que a sobrevivência durante uma crise seja garantida.
Um sistema de gestão customizado e atualizado com todas as informações mais recentes do mercado pode ajudar muito a proteger sua empresa durante as crises.
Sistemas não são emissores de nota fiscais ou controles de estoque apenas, eles são fornecedores e controladores de informações, e essas informações são o conteúdo mais importante durante uma tomada de decisões.

Imagine que sua empresa seja como um navio em alto mar, é impossível ver além das águas, navegar no visual é navegar sem rumo, e se durante sua viagem uma tempestade pegar você de surpresa você precisará de forma absurda de informações de navegação, rota, clima, localização, etc, Só é possível tomar decisões, saber pra onde vai e como vai como informações corretas e confiáveis. Os sistemas em sua empresa são os equipamentos de navegação. Como sua empresa tem navegado durante as tempestades? Usando dessa metáfora, aproveite as crises para se tornar um marinheiro melhor, a motivar sua tripulação, a liderar sua equipe, a usar melhor os dados em mãos nas tomadas de decisões.

Seja o líder que seu navio precisa e faça das crises algo positivo.

Estabeleça a melhor rota, tenha a melhor tripulação, invista em equipamentos de navegação, defina estratégias e faça de suas tempestades um exemplo de superação e gestão.

Navegar é preciso!