No último artigo falamos um pouco sobre a diferença entre ser dono e gestor de sua empresa.
Agora vamos falar mais um pouco sobre os impactos e sobre como se tornar um gestor melhor e alcançar seus objetivos.

Como dito anteriormente o gestor é aquele que possuí todos os indicadores, traça metas, tem conhecimento das ferramentas e dos conceitos necessários para o crescimento de seu negócio.

Um bom gestor é imprescindível no sucesso de sua empresa.

Com todos as informações à disposição é hora de trabalhar o planejamento estratégico, análises de custos, compras, vendas, pagamentos e recebimentos, contratações e demissões, enfim, tudo o que envolve o ambiente de uma empresa. Sem informações é impossível gerir uma empresa. É preciso mapear as áreas deficientes e segmentar cada plano de ação. Por exemplo uma baixa nas vendas pode estar relacionado com matéria prima deficiente e não com o departamento comercial, um custo elevado de produção pode estar relacionado a equipamentos defeituosos e não a mão de obra ineficiente. Cada detalhe importa para o diagnóstico preciso.

A integração de todas as áreas de uma empresa é fundamental para a leitura desses indicadores, para isso a implementação de um sistema ERP eficiente pode reduzir seus custos, aumentar sua produtividade e ampliar suas vendas e consequentemente seu faturamento ser melhorado. Ou seja investir em geradores de informação é vital para o sucesso de seu negócio.

Geralmente sistemas que trazem dados incorretos ou imprecisos acabam com o tempo trazendo mais prejuízos do que lucros, então a escolha deve ser bastante criteriosa, assim como o dono de empresa que vive correndo atrás do rabo, seu sistema ERP também pode estar trabalhando muito e entregando pouco.

Um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem suas portas é a má gestão.

Então basicamente para ser um bom gestor você precisa: planejamento, indicadores de desempenho precisos, investimento em tecnologia e qualificação profissional.

Podemos nos servir como lição da frase “o que não é medido não é gerenciado”.
Precisamos de informações para gerir de forma eficiente.

E sua empresa está preparada para ser gerida? Você tem um controle de seus indicadores?
Você está preparado para crescer ou vai continuar com o discurso de que está trabalhando muito?
Tenha total controle de sua empresa e se transforme num verdadeiro gestor.